O modelo Danio rerio para entender a interrelação entre a neurotoxicologia do desenvolvimento de espécies metálicas e algumas doenças neurodegenerativas.

Pesquisador Responsável: Dr. Raúl Bonne Hernández

Instituição Sede: Departamento de Ciências Exatas e da Terra. Instituto de Ciências Ambientais, Químicas e Farmacêuticas/ICAQF/UNIFESP. Universidade Federal de São Paulo.

 

O Brasil é um dos principais produtores de manganês e alumínio, os quais são neurotóxicos durante o desenvolvimento, e associados com doenças próprias do envelhecimento (Parkinson, Alzheimer e Esclerose Lateral Amiotrófica), com elevados custos, para saúde pública. Por exemplo, a prevalência nacional de Alzheimer pode chegar até o 63% do total de casos de demência no país. Entretanto, 4% da população brasileira com idade acima de 50 anos deve padecer de Parkinson no ano 2030. Embora existam alguns avanços, os mecanismos para explicar o desenvolvimento das doenças supracitadas e a neurotoxicidade destes metais ainda são controversos, onde a especiação química e potenciais associações de espécies metálicas têm sido negligenciadas reiteradamente. Desta forma, este projeto pretende estudar a importância da especiação química do Al e do Mn, e das interações inter-metálicas para os mecanismos da neurotoxicidad induzida por esses metais durante o desenvolvimento, e suas implicações na ocorrência de doenças neurodegenarativas. Este projeto contribuirá para o aprimoramento dos estudos de avaliação de riscos ambientais e neurotoxicológicos de metais.

Financiamento Fapesp: 2011/11921-4

 

Desenvolvimento de Dispositivos Filtrantes para Purificação de Águas destinadas ao Consumo Humano – DIFIPA

Pesquisador Responsável: Dr. Raúl Bonne Hernández

Instituição Sede: Departamento de Ciências Exatas e da Terra. Instituto de Ciências Ambientais, Químicas e Farmacêuticas/ICAQF/UNIFESP. Universidade Federal de São Paulo.

 

O projeto visa contribuir para as ações de saneamento básico do Brasil, mediante o desenvolvimento de purificadores de águas de consumo, utilizando médios filtrantes que apresentam simultâneos mecanismos de ação em termos de troca iônica, exclusão por tamanho de partícula, processos de adsorção e absorção, entre outros, que quando aplicados de forma integrada devem gerar resultados de purificação aditivos e/ou sinérgicos.

 

 

Contacto

Hernandez-LABITA

rbhernandez@unifesp.br

xx55-11-3319 3522

Procurar na página

Notícias

Esta secção está em branco.

 

Second edition of the International Conference on Environmental Bioinorganic Chemistry and Toxicology Research – CEBiTOR 2014 that will be held in Sao Paulo city, Brazil, from November 17th to 19th, 2014. This interdisciplinary meeting will congregate bioinorganic, analytical and environmental chemists, as well as toxicologists, neuroscientists, pharmacologists and other experts dedicated to the study of the flows of chemical species through the environment and living systems. For the 2014 edition, the central theme will be "From basic to translational researches in environmental bioinorganic chemistry".

More information: https://www.unifesp.br/home_diadema/pdfs/eventos/CEBITOR_2014.pdf

 

© 2011 Todos os direitos reservados.

Crie o seu site grátisWebnode